dezembro 01, 2011

A SAUDADE !!!



A saudade não é um sentimento triste como muitos afirmam que seja. É claro que, quando sentimos saudade de algo, alguém ou época, isto signifique possamos sentir um leve sentimento de tristeza, mas sempre mesclado com alegria. Isto acontece por não existir meios para retornar ao passado e reviver tudo aquilo novamente, entretanto a saudade apenas existe porque você gostou do que vivenciou em seu passado.

Eu sinto uma grande emoção quando falo em saudade porque este sentimento transborda de dentro do meu peito. Mais um ano está acabando e muitas pessoas que conviveram comigo em 2011 não estarão presentes, fisicamente, em 2011, mas apenas na memória do meu coração. Ciclos, dos mais diversos tipos, foram encerrados neste ano na minha vida. Não apenas na minha, mas na vida de todos nós.

É dia 01/12/2011, às 11:23, quando me vejo frente ao computador formulando as palavras que darão vida a essa mensagem. Sem querer recordo que, no ano anterior, neste mesmo mês, enquanto chovia, eu escrevia sobre a liberdade. A liberdade marcou. Se eu for fazer uma análise geral dos 36 anos que representam a minha existência, eu irei perceber que em cada ano aprendi algo de forma mais intensa. E isso vale para todos nós! A cada ano aprendemos muito!

É importante aprender a encerrar os ciclos, ou melhor, aceitá-los. No passado, eu sempre deixei claro que não sabia lidar com mudanças. Na verdade, eu não aceitava que tudo muda conforme a natureza e que, indiscutivelmente, fazemos parte dela. E o planeta terra, assim como nós, está em constante transformação e movimento. Durante este momento, ele gira em torno do sol em seu movimento de translação e também gira em torno do próprio eixo, em seu movimento de rotação. Quando escrevo essa mensagem e você a lê estão acontecendo mil coisas: na sua casa, fora dela, nesse país ou em outros continentes.

Sendo assim, falar sobre a saudade é algo que nos remete a transformação, a mudança e o dia de amanhã, pois nada é estático e o passado ficou para trás, mas a saudade existe para ser sentida, pois provem de uma belíssima fonte. Em tudo há movimento e transformação. Nós somos seres mutáveis assim como a natureza e o planeta, que é a nossa morada. A natureza nada mais é do que reflexo de nós mesmos.

Sentir saudade é bom, relembrar momentos intensos com a família, amigos, colegas, é maravilhoso. Você aprendeu algo com todos esses momentos e pessoas, mas a vida prossegue e o que fica é a saudade, proveniente do amor... Que venha 2012!

Nenhum comentário:

Postar um comentário